terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Projeto Biodigestor Caseiro

Objetivo Geral

Divulgar amplamente e explicitar uma proposta de tratamento do lixo orgânico doméstico nos próprios domicílios, empresas, praças e logradouros públicos, usando um biodigestor caseiro muito limpo, prático, eficiente e barato.

Objetivos específicos

- Diminuir significativamente o volume de lixo orgânico enviado aos aterros sanitários e incentivar a coleta seletiva para reciclagem.

- Melhorar a saúde pública extinguindo lixões e tornando viáveis aterros sanitários bem menores e de manejo fácil.

- Incentivar o conhecimento e valorização da agricultura orgânica a partir de canteiros e jardinagem doméstica.

- Conscientizar pela prática os cidadãos de que poluição e problemas sociais só são resolvidos com a atuação direta e efetiva de cada um de nós, interagindo com setores da sociedade em dinâmica colaboração.

- Despertar o interesse e mostrar a possibilidade de reurbanização das cidades em bases mais limpas, bonitas e funcionais, influenciando positivamente a qualidade de vida do cidadão, seu bem-estar e, conseqüentemente, diminuindo a violência urbana. Mostrar que a cidade é uma extensão da própria casa.

Desenvolvimento do projeto

Como o principal objetivo do projeto é divulgar e educar para uma nova maneira de tratar o lixo em geral e o orgânico em particular, ele deve ser desenvolvido em escolas, indústrias e logradouros públicos que tenham amplo acesso e movimento de pessoas. Esperamos que esse contato direto e cotidiano com o Biodigestor contribua para tornar o seu uso uma prática corrente e disseminada ao máximo.

Cabe ressaltar que nosso Biodigestor Caseiro transforma o lixo orgânico doméstico em excelente adubo orgânico, reduzindo seu volume em pelo menos 10 vezes, ou seja, deixamos de enviar ao lixão 2000 litros de lixo enquanto obtemos 200 litros de ótimo adubo orgânico sem nenhum trabalho adicional.

O primeiro passo é a realização de uma palestra orientando os participantes sobre as características do Biodigestor Caseiro, o processo de biodigestão, como usá-lo, manejá-lo e identificar o composto pronto. Ao final da palestra o Biodigestor Caseiro será colocado sobre um local de terra batida ou grama, com área de 1 m² pelo menos, em nível, e abastecido com lixo orgânico pela primeira vez na presença de todos, com adição de 2 kg de húmus de minhoca sobre o lixo orgânico depositado. O húmus contém ovos de minhoca e assim iniciaremos uma criação dentro do Biodigestor Caseiro para aumentar a qualidade do composto obtido, entre outros benefícios significativos.

Após seis meses depositando o lixo orgânico continuamente, faremos a primeira coleta do composto. A partir desse momento a coleta será feita com a periodicidade desejada. O uso em plantas locais pode ser acompanhado para comprovar a qualidade do produto obtido. Toda criatividade será muito bem vinda e enriquecerá o projeto.

A duração do projeto está prevista pelo período de um ano e terá assessoria técnica quando necessário. O desejável é que ele se prolongue indefinidamente como prática cotidiana e se difunda nos domicílios brasileiros.

O Biodigestor Caseiro tem durabilidade comprovada e garantida de cinco anos, embora já tenhamos um exemplar em bom estado com mais de sete anos. Ele é confeccionado em sua maioria com material descartado industrialmente, embora de qualidade, e complementado com materiais de alta durabilidade.

Nas escolas sugerimos duas palestras. A primeira dirigida aos professores, coordenação e direção, pois serão eles os orientadores e acompanhantes do projeto na escola. A segunda palestra seria dada aos alunos e comunidade em geral.

O Biodigestor Caseiro será continuamente observado pelos alunos, fazendo parte de seu cotidiano. Fica a critério dos professores utilizá-lo também como um elemento do ambiente motivador para tratar certos conteúdos programáticos como, por exemplo, frações e decimais, em Matemática, ou vermes, em Ciências. Auspiciosamente muitas reflexões e ações sobre cidadania podem ser discutidas e amadurecidas.


Público alvo

População em geral. Em escolas, alunos da 5ª série ou mais velhos.

Embora existam detalhes técnicos e sejam explanados, os processos de decomposição e manejo são muito simples e de fácil compreensão.

O lixo é um elemento do nosso cotidiano que preocupa e incomoda. Mostrar uma maneira inteligente de tratá-lo e transformá-lo em adubo orgânico de bom aspecto, cheiro agradável, sem insetos e bichos, é motivador a pessoas de todas as idades e níveis educacionais.

O que é o Biodigestor Caseiro ?

Biodigestor é um objeto que transforma o lixo orgânico em adubo orgânico de maneira natural. Biodigestão é um processo que chamamos normalmente de " apodrecimento ". Mas é muito mais que isso! Na verdade, é a decomposição da matéria orgânica, ou seja, os restos de vegetais, folhas, cascas de frutas são atacados por bactérias, fungos, pequenos insetos e outros organismos e se transformam em substâncias que servem de alimento para as plantas. Todos os minúsculos seres que promovem a decomposição vivem no ar, terra ou água. Por isso, a decomposição é um processo natural que está ocorrendo continuamente no dia a dai. No meio de uma floresta, por exemplo, se rasparmos o chão encontraremos uma terra fofa e preta, cheia de nutrientes. Ela tem aroma agradável e não tem seres nocivos. É limpa!
Como isso é possível ? Sim , é possível porque o ambiente é arejado. A grande maioria das bactérias nocivas, e que produzem cheiro ruim são anaeróbicas, ou seja, morrem na presença de oxigênio.
Voltando então ao biodigestor, podemos dizer que ele é uma lata de lixo que recicla o lixo orgânico, transformando-o em adubo orgânico semelhante ao húmus de minhoca, sem produzir cheiro ruim nem insetos indesejáveis e sem nenhum trabalho. Conseguimos isso apenas respeitando e proporcionando as condições naturais básicas que permitem uma biodigestão eficiente.
Estamos falando do Biodigestor Aeróbico. O Biodigestor Anaeróbico é usado para produção de gás e existem muitos na India e China.
Chamamos o nosso de Biodigestor Caseiro porque queremos mostrar as vantagens ter um em casa e mudar todo o conceito que temos sobre lixo em nossa sociedade atual.