terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que é o Biodigestor Caseiro ?

Biodigestor é um objeto que transforma o lixo orgânico em adubo orgânico de maneira natural. Biodigestão é um processo que chamamos normalmente de " apodrecimento ". Mas é muito mais que isso! Na verdade, é a decomposição da matéria orgânica, ou seja, os restos de vegetais, folhas, cascas de frutas são atacados por bactérias, fungos, pequenos insetos e outros organismos e se transformam em substâncias que servem de alimento para as plantas. Todos os minúsculos seres que promovem a decomposição vivem no ar, terra ou água. Por isso, a decomposição é um processo natural que está ocorrendo continuamente no dia a dai. No meio de uma floresta, por exemplo, se rasparmos o chão encontraremos uma terra fofa e preta, cheia de nutrientes. Ela tem aroma agradável e não tem seres nocivos. É limpa!
Como isso é possível ? Sim , é possível porque o ambiente é arejado. A grande maioria das bactérias nocivas, e que produzem cheiro ruim são anaeróbicas, ou seja, morrem na presença de oxigênio.
Voltando então ao biodigestor, podemos dizer que ele é uma lata de lixo que recicla o lixo orgânico, transformando-o em adubo orgânico semelhante ao húmus de minhoca, sem produzir cheiro ruim nem insetos indesejáveis e sem nenhum trabalho. Conseguimos isso apenas respeitando e proporcionando as condições naturais básicas que permitem uma biodigestão eficiente.
Estamos falando do Biodigestor Aeróbico. O Biodigestor Anaeróbico é usado para produção de gás e existem muitos na India e China.
Chamamos o nosso de Biodigestor Caseiro porque queremos mostrar as vantagens ter um em casa e mudar todo o conceito que temos sobre lixo em nossa sociedade atual.

4 comentários:

  1. O biodigestor caseiro, sendo aeróbico, não produziria então o biogás (com metano), correto? Produziria então o que além do biofertilizante, CO2?

    ResponderExcluir
  2. vi alguns comentàrios sobre seu livro e me interessei muito, mas estou fora do brasil, no chile, e gostaria de saber se existe alguma possibilidade de adquirir o livro de uma forma rápida? Ou, especialmente, a forma de construção (quero fazer um para minha casa). Tenho idéia sobre o assunto, mas queria ter uma guía especializada, algo assim como construir passo-a-passo. Se não for demasiado pedir, o ideal para mim agora seria um projeto suscinto de construção que eu pudesse receber pela internet. Agradeceria se puder responder-me e indicar-me o preço que eu deveria pagar, etc. Parabéns pela iniciativa! Meu correio eletrônico> crodrigues@vtr.net

    ResponderExcluir